Fortalezas abandonadas, saqueadas, redescobertas, restauradas, patrimonializadas: da democratização à pluralização do patrimônio

Publicado originalmente em Revista Fronteiras, n.32, disponível aqui. Pedro Mülbersted Pereira, Elison Antonio Paim Resumo: As fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa, localizadas na região da Grande Florianópolis (SC), são bens culturais tombados pelo Sphan (hoje, Iphan) desde 1938, e tutelados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 1979 e 1991, respectivamente. AContinuar lendo “Fortalezas abandonadas, saqueadas, redescobertas, restauradas, patrimonializadas: da democratização à pluralização do patrimônio”

Mônadas sobre mulheres indígenas na Universidade

Publicado originalmente em Revista Catarinense de História, n. 31, disponível aqui. Tatiana de Oliveira Santana, Elison Antonio Paim Resumo: Utilizando-se de suportes teórico-metodológicos com fontes orais, numa acepção benjaminiana de construção de conhecimentos históricos a partir das narrativas em mônadas, objetivamos apresentar as experiências, memórias e rememorações sobre o espaço acadêmico a partir do períodoContinuar lendo “Mônadas sobre mulheres indígenas na Universidade”

Memórias Outras, Patrimônios Outros e Decolonialidades: Contribuições Teórico-metodológicas para o Estudo de História da África e dos Afrodescendentes e de História dos Indígenas no Brasil

Publicado originalmente em EPAA/AAPE n.92, disponível aqui. Elison Antonio Paim, Helena Maria Marques Araújo Resumo: Este artigo entrecruza educação, memória, patrimônio e relações étnicorraciais. No território brasileiro, frequentemente percebemos que os documentos oficiais e boa parte dos livros didáticos têm historicamente negligenciado as questões do patrimônio, das memórias, histórias e culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras,Continuar lendo “Memórias Outras, Patrimônios Outros e Decolonialidades: Contribuições Teórico-metodológicas para o Estudo de História da África e dos Afrodescendentes e de História dos Indígenas no Brasil”

NARRATIVAS FEMININAS GUAJAJARA E AKRÃTIKATÊJÊ NO ENSINO SUPERIOR

Publicado originalmente em Revista Mosaicos n.14, disponível aqui. Tatiana de Oliveira Santana, Elison Antonio Paim RESUMOHomens e mulheres dos povos originários ocupam universidades brasileiras pelas recentes políticas de cotas. Com isso, vão provocando estranhamentos, reflexões, desafios e mobilizações nesses espaços que devem promover além da entrada, condições de permanência nos cursos de graduação e emContinuar lendo “NARRATIVAS FEMININAS GUAJAJARA E AKRÃTIKATÊJÊ NO ENSINO SUPERIOR”

Memórias e experiências do fazer-se professor(a) de séries iniciais, no município de Rio dos índios/RS (1960-1970)

Publicado originalmente em Revista Pedagógica n. 40, 2017, disponível aqui. Elison Antonio Paim, Gilberto Luiz Salini Resumo O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa sobre o fazer-se professor(a) de séries iniciais na área rural do município de Rio dos Índios (Rio Grande do Sul) que teve seu processo de colonização datado de meados do século XX, marcado principalmente pela atividadeContinuar lendo “Memórias e experiências do fazer-se professor(a) de séries iniciais, no município de Rio dos índios/RS (1960-1970)”

Construindo cidadania: o projeto requalificação da Feira de São Joaquim em Salvador

Publicado originalmente em Revista Horizontes, 2017, disponível aqui. Valdemar de Assis Lima, Elison Antonio Paim ResumoRelatamos o levantamento para a requalificação da feira de São Joaquim em Salvador – BA. As atividades foram desenvolvidas em 2008 por uma equipe multidisciplinar na forma de convênio firmado entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult)Continuar lendo “Construindo cidadania: o projeto requalificação da Feira de São Joaquim em Salvador”

A Educação Escolar indígena como patrimônio cultural

Publicado originalmente em Revista Mnemosine, 2016, disponível aqui. Patrícia Magalhães Pinheiro, Tatiana de Oliveira Santana, Elison Antonio Paim RESUMO Compreendemos as leis que versam sobre educação escolar indígena, como um patrimônio cultural, que são resignificados constantemente. Como referência, buscamos conceitos dialogados com a educadora Sônia Kramer, em seus textos “Memória, História e Educação”, e “EducaçãoContinuar lendo “A Educação Escolar indígena como patrimônio cultural”

Reflexões Sobre a Utilização de Pinturas Históricas nas Aulas de História

Publicado originalmente em Revista Entrever, disponível aqui. Aline Maisa Lubenow, Elison Antonio Paim RESUMOO presente artigo apresenta reflexões sobre o Ensino de História e sobre as metodologias de ensino utilizadas durante o Estágio de Docência em História III do curso de licenciatura plena em História da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), realizado duranteContinuar lendo “Reflexões Sobre a Utilização de Pinturas Históricas nas Aulas de História”

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:uma experiência a partir da exposição “Pré-história nos vales dos rios Chapecó e Irani”

Publicado originalmente em Revista Entrever, disponível aqui. Elison Antonio Paim, Enelice Pansera, Mirian Carbonera RESUMO A proposta deste trabalho é evidenciar a educação patrimonial desenvolvida pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM) na formação de professores da região oeste de Santa Catarina. O objeto de estudo foi o Projeto de Extensão HistóriasContinuar lendo “EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:uma experiência a partir da exposição “Pré-história nos vales dos rios Chapecó e Irani””

Organização e Preservação do Acervo da Cooperativa Central Oeste Catarinense AURORA

Publicado originalmente em Cadernos do CEOM, ed 34, acessível aqui. Ademir Miguel Salini, Elison Antonio Paim, Patrícia Heffel ResumoO presente artigo refere-se ao projeto “Organização e Preservação do Acervo da Cooperativa Central Oeste Catarinense Aurora” desenvolvido por meio do convênio firmado entre a Fundação Aury Luiz Bodanese e a Universidade Comunitária da Região de ChapecóContinuar lendo “Organização e Preservação do Acervo da Cooperativa Central Oeste Catarinense AURORA”