Publicado originalmente em Cadernos do Ceom, em 2011, disponível aqui.
Cláudia Sapag Ricci, Elison Antonio Paim
A composição deste Painel ocorreu a partir dos trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho (GT) Materiais Didáticos e Ensino de História que integrou a programação do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH) realizado no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2011. O encontro foi organizado pela Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH). A temática geral do encontro foi intitulada América Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes.
O IX ENPEH procurou dar continuidade aos encontros que se realiza no Brasil desde 1993, que se firmaram sobre a discussão dos fundamentos teóricos e metodológicos das pesquisas realizadas sobre Ensino de História, na interface com a Educação e a História.
O evento teve como objetivos: dar continuidade ao debate teórico e metodológico existente em âmbito nacional; estimular, na perspectiva interdisciplinar, os espaços de discussão sobre as pesquisas no ensino de História nas Américas; assegurar a produção e difusão do conhecimento sobre Educação, História e o seu ensino, nos âmbitos nacional, latino-americano e internacional; criar espaços privilegiados para o diálogo entre os diversos Grupos de Pesquisa (GPs). (DIAS; ZAMBONI, 2011).
Os Grupos de Trabalho (GTs) tiveram como finalidade à divulgação e a realização de debates, apresentação de estudos, relatórios científicos e vivências decorrentes de projetos de pesquisa enviados e apresentados pelos seus autores, previamente analisados e selecionados pelos seus coordenadores. Assim:
O objetivo do GT Materiais didáticos e Ensino de História é discutir pesquisas e experiências pedagógicas referentes ao uso de diferentes materiais didáticos no ensino de História. Pretendemos problematizar os usos de materiais didáticos como: documentos, materiais arqueológicos, textos literários, documentários, filmes, desenhos, histórias em quadrinhos, jornais, fotografias, objetos de cultura material, etc. Assim, destacamos que serão bem-vindas ao grupo pesquisas e experiências pedagógicas que teorizem os usos dos materiais didáticos nos diferentes níveis de ensino (DIAS; ZAMBONI, 2011, p. 95).
Durante o desenvolvimento do grupo de Trabalho foram apresentados 21 comunicações sendo distribuídas em iniciação científica, mestrados em andamento, mestrado finalizado, doutorado em andamento, doutorado finalizado. As pesquisas apresentadas contaram com o apoio de várias instituições de fomento como Capes e CNPq.
Como referencial teórico explicitou-se uma diversidade de autores adotados destacando-se Circe Bittencourt, Roger Chartier, André Chervel, Décio Gatti, Kazumi Munakata, Jorn Rüsen, dentre outros.
O foco das pesquisas apresentou recortes e questões como Plano Nacional do Livro Didático (PNLD); temas como Ditadura Militar, Descobrimento do Brasil e Abolição da escravidão no Brasil em determinadas coleções de livros didáticos; Idade Média em livros didáticos; se o autor cumpre na obra o que indica na apresentação; análise da competência narrativa dos autores de livros didáticos; práticas de leitura; usos do livro didático (acompanhamento de práticas pedagógicas); análise de exercícios apresentados em livros didáticos; relações entre produção acadêmica, órgãos governamentais e editoras; critérios de seleção dos livros didáticos pelos professores da Educação Básica; análise de conteúdo ou de discurso nos livros didáticos; história local; história oral; memória; análise estrutura de determinadas coleções didáticas; análise do uso do livro didático; formação docente para o uso do livro didático; conceitos e definições de livro didático; o ensino da linguagem no livro didático.
Estiveram representadas diferentes instituições destacamos: Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte; Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de História da Universidade de Brasília; Editora Positivo – PR; Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Faculdade de Osório-RS; Faculdade de Educação da UFMG; Unidade da Universidade Estadual do Ceará – Quixadá; Faculdades Integradas de Itararé; Instituto Superior de Educação da América Latina; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Rede Municipal de Belo Horizonte; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de Tocantins; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Universidade Estadual de Campinas; Universidade Estadual de Londrina; Universidade Estadual de Minas Gerais; Universidade Estadual do Centro Oeste; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de Pelotas; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal de Sergipe; Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal do Paraná; Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Universidade Tuiuti do Paraná.
Após a apresentação das comunicações convidamos os autores para que reformulassem seus textos e os apresentassem para a revista Cadernos do CEOM para serem publicados nesta seção painel. Nem todos os participantes do IX ENPEH enviaram seus textos. Foram enviados 5 artigos que os leitores poderão conferir a partir de agora.
Boa Leitura!
Referências
DIAS, Maria de Fátima Sabino; ZAMBONI, Ernesta. Caderno de Resumos: América Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes/ IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. Florianópolis: UFSC/CED, 2011.